ITÁLIA / COSTA AMALFITANA - Maio de 2020

ROTEIRO:

1° dia – Porto Alegre / Roma: Saída de Carlos Barbosa com destino aeroporto Salgado Filho para embarque com destino Roma.

2° dia – Roma: Chegada ao aeroporto de Roma Fiumicino e transfer em ônibus privado para o hotel de Roma. Em horário combinado, transfer ida e volta para o jantar organizado em restaurante local. Retorno ao hotel e pernoite.

3° dia – Roma: Café da manhã. Dia inteiro com guia para visita ao Museu do Vaticano e Capela Sistina, a Praça da Basílica de São Pedro no Vaticano, onde se poderá admirar a Pietá, belíssima escultura de Michelangelo, Basílica de Paulo. Em seguida, visita da Cidade Eterna, com destaque para o Arco do Triunfo de Constantino, o Coliseu, a Colina do Palantino e a Igreja de Santa Maria Maior. Pernoite.

4° dia – Roma/Tivoli/Palombara Sabina/Roma: Após café da manhã, partida para visita a Vila a Adriana, maravilhoso conjunto arquitetônico e Vila do Imperador Adriano. Ao final da visita, seguimos para o almoço em restaurante com cardápio típico Sabino. Posteriormente visita ao Castelo Palombara Sabina e visita panorâmica da Torre dos anos 200. Ao final da tarde, retorno a Roma e pernoite no hotel.

5° dia – Roma/Costa Amalfitana/Salerno: Após café da manhã, check out e passeio em direção à belíssima e renomada Costa Amalfitana (Amalfi + Positano). Viajando através de vales escarpados e vilas, com suas casas descendo a encosta ao encontro do mar de esmeralda, passaremos por Positano e Praiano, frequentada pelos ricos e famosos, além de Amalfi, uma das quatro repúblicas marítimas italianas com seu lindo Duomo de século X. Chegada a Salermo no final da tarde. Hospedagem. A noite não deixe de saborear a culinária local acompanhada de um bem gelado “lacrima Christi”, dos vinhedos de Vesúvio.

 6° dia – Salerno/Catania/Taormina: Após café da manhã, check out e continuação da viagem para o sul da Itália, passando pelas regiões de Basilicata e Calábria, com suas bonitas paisagens dominadas pelos Apeninos, com povoados nas encostas das montanhas. No horário indicado, prosseguimos para o Porto de Vila S. Giovanni, ao sul da península e embarque dos passageiros e malas em ferry com destinação à Messina (20/25 minutos de travessia). Final do dia prosseguimento para o hotel de Taormina, check in, jantar e pernoite.

7° dia - Taormina: Após o café da manhã, visitaremos o balneário do Mediterrâneo e conhecermos o espetacular teatro greco-romano do século III A.C., utilizado pelos romanos para lutas de gladiadores, tendo como cenário uma das mais deslumbrantes, vistas do Mar Jônico, das falésias e Monte Etna. Veremos ainda o Palácio Corvaia, a Pizza Vittorio Emmanuele, local do Fórum Romano e o Duomo que faz lembrar uma fortaleza. Restante do dia livre. Não deixa de passear no funicular que liga Taormina à praia Mazzaró e usufruir de uma paisagem inebriante, ou banhar-se no Mediterrâneo. Jantar no hotel e pernoite.

 8° dia – Taormina/Monte Etna/Catania: Café da manhã. Check out. Caso as condições meteorológicas permitam, nossa viagem nos leva até ao Monte Etna, o vulcão ativo mais alto da Europa continental, com 3.345m acima do nível do mar. Subiremos até 1.800m de altitude, onde será possível desfrutar de uma espetacular vista sobre toda a Sicília, antes de chegar ao Monti Silvestri, pequenas crateras desde há séculos apagadas, rodeada de lava ainda quente das últimas erupções. Almoço organizado em uma casa rural aos pés do vulcão e degustação do delicioso "vinho do Etna" além da genuína comida da região. Prosseguimento da viagem até Catania, caracterizada pelas suas ruas construídas com pedra negras do Etna. Final do passeio chegada ao hotel de Catânia, Check in, jantar e pernoite.

9° dia – Catania/ Siracusa /Catania: Após o café da manhã, saída para Siracusa, a maior cidade da antiguidade, fundada em 734-733 a.C. A cidade se estende ao longo do mar, próximo à Ilha de Ortigia e está ligada à terra firme por uma ponte. Aqui, encontramos maravilhosas evidências de seu passado glorioso, como o Templo de Minerva – transformado em Igreja Cristã e a lendária Fontana di Arethusa, o Templo de Apollo, o Teatro Greco e o Anfiteatro Romano. Almoço organizado em restaurante local e ao final, retorno ao hotel de Catânia, jantar e pernoite.

10° dia - Catania/Piazza Armerina/Agrigento: Após o café da manhã, check out e partida para a visita livre da magnífica Villa Romana del Casale, antiga e luxuosa residência situada no coração da Sicília, importante exemplo da época romana e onde é possível admirar os famosos mosaicos, que representam os costumes daquele período. Tempo livre para o almoço e no horário indicado, prosseguimento para Agrigento, chamado pelos gregos de "a mais bela cidade dos mortais", onde ainda é possível admirar 10 de seus tempos dóricos, e onde visitaremos o único "Vale dos Templos". Ao final do dia, prosseguimento para o hotel, check in, jantar e pernoite.

11° dia – Agrigento/Selinunte/Segesta/Palermo: Após o café da manhã, check out e partida para Selinunte para a visita da fazenda, conhecida pela produção do famoso azeite de oliva, com degustação. Após o almoço, prosseguimento para Segesta onde visitaremos o seu maravilhoso Templo Dórico, cujo interior conserva vestígios de um passado histórico, rodeado de uma maravilhosa paisagem natural. Prosseguimento para o hotel em Palermo, check in, jantar e pernoite.

12° dia – Palermo/Monreale/ Embarque para Civitavecchia: Após o café da manhã, saída para tour à capital da Sicília, uma cidade cheia de contrastes e das mais ricas da história da arte da Itália. Visita a Catedral do Palácio Real e a Capela Palatina. Prosseguimento para Monreale, visitando a Catedral e ao Claustro, os quais guardam no seu interior magníficos mosaicos, único pela beleza. Após passeio, partida para o Porto de Palermo e embarque às 20h00min com destinação à Civitavecchia (porto de Roma) com jantar a bordo. Chegada pela manhã (são 11h30min de viagem)

13° dia – Civitavecchia/Assis: Chegada pela manhã em Civitavecchia e prosseguimento da viagem para Assis, que é o exemplo mais emblemático de como a Úmbria era na antiguidade e na idade média um importante centro da espiritualidade cristã. Passeio aos principais pontos da cidade, como a Basílica de Santa Clara e São Francisco, que é dividido em duas igrejas diferentes: o inferior e superior de estilo romano-gótica, com afrescos da vida do santo, tradicionalmente atribuída a Giotto, embora recentemente, os estudiosos estejam divididos sobre a real autoria destas obras-primas. Caminhando ao longo da Via San Francesco chegamos à praça da cidade antiga, onde se pode ver o templo de Minerva, transformado em igreja de Santa Maria e os Palácios do Capitão do Povo e os priores. Finalmente visitaremos a Igreja de Santa Chiara, situado em um terraço de onde se pode admirar uma bela paisagem do Vale da Úmbria. Final do dia hospedagem no hotel e jantar.

14° dia – Assis / Florença: Café da manhã em horário a ser determinado partida para Florença. Pernoite no hotel.

15° dia – Florença: Após o café da manhã, a visita aos principais pontos da cidade de Florença. Visita ao extraordinário repositório de arte, berço do Renascimento, terra de Leonardo da Vinci, Michelangelo, Giotto, Dante e Macchiaveli entre outros. Durante a visita teremos oportunidade para admirar a Catedral de Santa Maria Dei Fiore, o Baptistéio com as célebres Portas do Paraíso, a Igreja de Santa Cruz, Panteão dos Grandes da Itália, a Piazza Della Signoria e a Ponte Velha. Ao final, retorno ao hotel e pernoite.

16° dia – Florença/retorno ao Brasil: Após o café da manhã, check out e transfer para o Aeroporto de Florença e partida para o Brasil.

Inclui:

        Traslados de chegada e saída conforme roteiro citado acima;

        Ônibus privado G.T com ar condicionado e wi-fi exclusivamente no roteiro citado acima;

        Acomodação em hotéis 4* com sistemação em quartos duplos com café da manhã, jantar * e serviços privativos;

        Taxa de acomodação (tassa di soggiorno) obrigatória nos hotéis do roteiro acima citado;

        Jantares no hotel de Salerno, Taormina, Catania, Agrigento, Palermo e Assis – sem bebidas;

        Coordenador em língua portuguesa conforme roteiro acima citado;

        Guias locais privativos em língua portuguesa durante os passeios em Roma, Tivoli, Costa Amalfitana, Salerno, Catania, Siracusa, Agrigento, Palermo e Monreale, Assis, Firenze;

        Jantar em restaurante local em Roma na 1° noite – sem bebidas;

        Ingresso no Museu Vaticano;

        Bilhetes de ingresso – salta fila – para a Villa Adriana de Tivoli;

        Almoço em restaurante local de Palombara Sabina;

        Bilhetes de ingresso – salta fila – para a Torre dos Castelo de Palombara Sabina;

        Ferry boat –– Salerno x Catania, com jantar incluso;

        Ingresso para visita do Monte Etna;

        Almoço com degustação em cantina do Monte Etna;

        02 almoços em restaurantes locais – sem bebidas;

        Bilhetes de ingresso – salta fila - ao Valle do Templo;

        Bilhetes de ingresso para a visita de Segesta;

        Bilhetes de ingresso para a visita de Palermo e Monreale;

        Ferry boat –– Palermo x Civitavecchia, com jantar incluso;

        Vox fones de ouvido para audição da explicação dos guias nas visitas locais;

        Despesas de acomodação e alimentação do motorista;

        Assistência da agência local, operando 24h;

        Guia acompanhando o grupo.