ATACAMA & SANTIAGO NO CHILE - De 04/01 a 11/01/2018

Saída 04/01/18          Regresso 11/01/18














ROTEIRO:

1º Dia – 04/01/18: Brasil / Chile

Voo partindo de Porto Alegre com destino a Santiago, no Chile. Chegada e recepção no aeroporto, traslado e check-in no hotel.

2º Dia – 05/01/18: City Tour – Santiago

Após café da manhã no hotel, saída para City Tour na cidade de Santigo. Fundada em 1541, no sopé dos Andes, Santiago conseguiu misturar o moderno e o antigo. Muitos edifícios coloniais sobrevivem até hoje, como a Catedral que data do século XVIII, a Câmara Municipal e o prédio da antiga Corte Real (hoje Museu Histórico Nacional), que juntamente ao Correio Central com a sua propriedade de linhas francesas, estão localizados em frente a Plaza de Armas. A visita também inclui passagem pelo Centro Cívico e da Plaza de la Constitución, onde fica o Palácio de La Moneda, sede do governo Nacional. Vista ao Parque Florestal e, em seguida, ao Rio Mapocho, chegando ao Cerro San Cristobal, cujo cume tem-se uma das melhores vistas panorâmicas da cidade e das montanhas imponentes que cercam a capital chilena. Retorno ao hotel através dos bairros de Providencia e Las Condes.

3º Dia – 06/01/18: Santiago / Calama

Café da manhã no hotel. Traslado ao aeroporto para voo com destino a Calama, em seguida, traslado ao hotel em San Pedro. Check-in.

4º Dia – 07/01/18: Tour arqueológico

Saída para tour após café da manhã. Incialmente deixa-se a vila de San Pedro de Atacama em direção ao sul do oásis, 10 km aproximadamente a aldeia de Tulor - sítio arqueológico estabelecido como o primeiro assentamento de ocupação permanente no Chile e com uma antiguidade de 3000 anos neste lugar, os fundamentos da arquitetura atacamenha manifestada através de edifícios. Tais construções foram fixadas umas nas outras se intercomunicando através de pátios e passagens, cujos fundamentos basearam-se em ranhuras escavadas, construídas anteriormente com adobe em forma arqueada, podendo chegar a cerca de 2 metros de altura e em cima de uma cobertura cônica. Avançando, 10 km ao norte, visita ao Pukara de Quitor, sítio arqueológico trabalhado no Atacama, com uma cultura datada do século XII, foi construído a fim de estabelecer defesa aos produtos da sociedade atacamenha naquela época. O “Ayllu de Quitor” pode ser observado 200 vezes maior do que as outras estruturas, com uma agricultura iniciada no sopé de Pukará é regado pelo Rio São Pedro (San Pedro River). 

5º Dia – 08/01/18: Toconao / Laguna Chaxa / Salar de Atacama

Café da manhã. Às 9 horas, saída para o Salar de Atacama e Toconao. Saindo da vila de San Pedro de Atacama, 40 km em direção ao sul, será visitado o Vilarejo de Toconao, um dos lugares mais tranquilos e pacatos do Deserto de Atacama. A vila chama atenção por ter uma típica arquitetura colonial, cujo material comumente utilizado é a pedra vulcânica macia branca, extraída a 2km. A pedra também é muito utilizada para a fabricação de artesanato, sendo carro chefe do local. A presença de água sem tantos minerais permite o desenvolvimento agropastoril de seus habitantes, que mantêm o cultivo de variadas frutas como peras, ameixas, marmelos e uvas, além da produção de legumes. Ainda na aldeia, será visitada a Igreja de San Lucas de Toconao, declarada um monumento nacional em 1951, foi construída em 1744. A igreja tem como característica principal o sino livre. Após, seguindo mais 20km, ainda no Salar de Atacama, visita à Laguna Chaxa, local protegido pela Reserva Nacional Los Flamencos. É uma linda lagoa onde podem ser vistos flamingos e parinas, além de outras aves, como a tarambola puna, borrelho bird e a gaivota andina. Também pode ser observada e compreendida a geologia do Salar de Atacama, apreciando as crostas de sal geradas pela acumulação de cristais resultados pela evaporação de salmouras subterrâneas. Algumas crostas de cloreto possuem até 70cm de espessura, de transição entre formas poligonais e lisas. Retorno pela mesma rota, deixando a vila de San Pedro de Atacama e indo em direção a uma distância de 5km, encontra-se o ponto de vista Kari. Em seguida, visita ao Vale da Lua (Moon Valley), onde se pode ter uma linda vista panorâmica. 

6º Dia – 09/01/18: Gêiseres

Distando de San Pedro de Atacama, 90km ao nordeste, encontra-se o campo geotérmico “Tatio Malku”, localizado em meio aos Andes, é geralmente acessado pela manhã, para assim melhor apreciação do “show” – fluxos de vapor violentos que sobem até 10 metros de altura. Este campo geotérmico, consiste em 40 gêiseres em uma área de 3 km². No caminho de retorno, pode ser observada a fauna e flora da Puna ou Altiplano Vicuñas, Andean Gull, flamengos e pântanos, zonas úmidas, entre outros. Seguindo viagem, também se encontra a Vila de Machuca, um povoado da cultura atacamenha, sendo quase deserta devido à emigração drástica das famílias para as cidades vizinhas. Para reverter essa situação, são feitos vários projetos no Município de San Pedro de Atacama, como a reativação da agricultura pastoral, turismo e produção de queijo. Regresso a San Pedro de Atacama.

7º Dia – 10/01/18: Calama / Santiago

Café da manhã no hotel, check-out e transfer ao aeroporto de Calama. Recepção no aeroporto em Santiago e traslado ao hotel.

8º Dia – 11/01/18: Santiago / Brasil

Após café da manhã, traslado ao aeroporto para voo ao destino de origem.  

INCLUSO NO PACOTE:

  • Transfer cidade de origem/aeroporto – aeroporto/cidade de origem;
  • Passagem aérea voando latam, conforme voos do programa, em classe econômica;
  • Taxas de embarque;
  • 3 noites de hospedagem no Hotel Providencia, Santiago (categoria standard com café da manhã);
  • 4 noites de hospedagem no Hotel Iorana Tolache, San Pedro (categoria standard com café da manhã);
  • Transfers in/out - Aeroporto/Hotel/Aeroporto;
  • Guia falante em língua portuguesa em Santiago;
  • Guia falante em espanhol em San Pedro;
  • Passeios conforme o descritivo:
  • City tour em Santiago;
  • Tour Arqueológico com ingressos em Atacama;
  • Passeio a Salar de Atacama com ingressos Lagoa Chaxa / Toconao;
  • Passeio a Vale da Lua com ingresso;
  • Gêiseres de Tatio com ingressos.
  • Gorjetas para guias e motoristas;
  • Seguro viagem;
  • Guia da agência acompanhante de grupo.

VALORES E FORMAS DE PAGAMENTO

***Consultar***

confira outros pacotes